Notícias

Quais são as promessas de ano novo para a sua empresa?

promessas-de-ano-novo-para-2024

A chegada de um novo ano costuma ser acompanhada por promessas e pelo desejo de novas realizações. Apesar de ser uma brincadeira para muitas pessoas, isso também costuma se aplicar às empresas.

Quais foram as suas promessas para 2024?

Entre promessas simples que costumamos fazer para nós mesmos, estão:

  • Cuidar mais da saúde;
  • Olhar com mais atenção para as finanças pessoais;
  • Acelerar o desenvolvimento pessoal;
  • Traçar laços mais estreitos com familiares e amigos;
  • Melhorar o ambiente em casa.

E não é que as promessas feitas para as empresas costumam ser muito parecidas às feitas para melhorar a nossa vida? É só olhar com outros olhos. 

O que você pode não saber, é como o Corte Certo pode ajudar nisso. 

Mas já chegamos lá.

Se cuidar da nossa saúde é uma promessa que pode ser também a da empresa, cabe a pergunta: o que é uma empresa saudável?

Uma empresa saudável

Na prática, pessoas saudáveis ou empresas saudáveis são objetivos que passam pelo cumprimento de suas outras promessas.

Para nós mesmos podemos prometer uma alimentação mais saudável, a rotina inflexível de exercícios físicos, exames médicos preventivos periódicos, melhoria nos nossos relacionamentos sociais, menos estresse, mais conhecimento, etc. Tudo pode contribuir para uma vida humana mais saudável.

Já uma empresa saudável começa com seres humanos saudáveis.

Em uma boa liderança, por exemplo, profissionais comprometidos e éticos são fundamentais. Eles têm o dom de estabelecer visão clara para os objetivos, ao mesmo tempo, em que podem inspirar uma cultura de honestidade, responsabilidade e transparência.

É o passo que leva ao engajamento de funcionários. Mas nem tudo é inspiração da liderança. Funciona também a prática da valorização desses funcionários, com a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, motivador e com oportunidades de crescimento profissional. É a combinação perfeita para incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

O amadurecimento desse ambiente saudável é o gerador de uma cultura corporativa que valoriza a ética, a honestidade e a responsabilidade social. É essa cultura que, com seus princípios morais e legais, se expande para impactar positivamente a própria sociedade e seu meio ambiente.

Eficiência e inovação são as promessas inescapáveis e contínuas. Ter esses compromissos sempre ativos na cabeça conduz naturalmente à valorização da criatividade e da adaptabilidade, e não apenas para manter a empresa competitiva no mercado, mas até para evitar a morte súbita em tempos disruptivos.

Uma gestão financeira sólida seria o beabá de qualquer empresa, por menor que seja, e nem deveria estar em uma lista de promessas. Mas está, e por bons (ou maus) motivos, que incluem a mistura de pessoas físicas e pessoas jurídicas, com acompanhamento inadequado de mudanças na legislação ou o uso de ferramentas informáticas já superadas. Se expandirmos a promessa da gestão financeira sólida para a responsabilidade financeira, abrangendo formas de lucratividade… aí o céu é o limite!

O relacionamento com clientes talvez seja uma das promessas mais descumpridas. E não dá para entender por quê. Relacionar-se bem com clientes significa entender as necessidades que eles têm e, com isso, sair na frente de concorrentes com ofertas que produzam mais satisfação e fidelização.

Já a responsabilidade social e ambiental, ou seja, a preocupação em adotar práticas sustentáveis, promover a diversidade e inclusão, e contribuir positivamente para a comunidade em que está inserida, salvas as exceções de sempre, é uma promessa raramente feita, a não ser como parte do cumprimento das leis pertinentes. Mas, sem dúvida, é parte inerente do que podemos chamar de “empresa saudável”, já que são ações que compõem a imagem com que a empresa é vista pela comunidade em que está inserida. 

Naturalmente, outras “promessas” poderiam ser listadas aqui como características que contribuem para uma empresa ser considerada saudável. 

QUANDO COMEÇAR?

Isso é para “ontem”. Mas se você é dos que acreditam que o ano só começa depois do Carnaval, ainda está em tempo.

De acordo com pesquisas, marcos temporais tendem a ser motivadores para as pessoas (mesmo no contexto empresarial). Psicologicamente, muitas pessoas aproveitam datas específicas, como a virada do ano ou o começo da semana, para planejar e colocar em prática novos comportamentos.

Esse é chamado “fresh start effect” ou “efeito de novo começo”, em tradução livre. É por isso que segunda-feira é conhecido como o dia “oficial” de começar a dieta ou de passar a ir para a academia, por exemplo.

Isso faz sentido também para os negócios, já que é bastante comum avaliar os resultados de uma empresa a cada trimestre, por exemplo. Ao final do intervalo estabelecido (como o final do terceiro mês), começa uma nova oportunidade de fazer mais e melhor, buscando atingir o objetivo maior, avaliando os pontos do último período.

Para aproveitar o efeito do fresh start, é essencial ser mais específico para o cumprimento de metas. Então, em vez de querer apenas “melhorar as finanças”, é o caso de pensar em criar “metas financeiras” ou “metas de economia”, por exemplo.

Isso faz todo o sentido também no planejamento de materiais. É interessante aproveitar a mudança do calendário para buscar formas de aproveitar melhor os recursos para cumprir as atividades e atender aos pedidos dos clientes.

Quem pode ajudar nessa iniciativa?

Softwares, de maneira geral, contribuem muito para mexer em todas as bases da organização empresarial, mas vamos falar aqui do Corte Certo em particular.

Quem o adquire geralmente tem na cabeça a ideia de obter mapas ou planos de corte precisos e detalhados que reduzem drasticamente o desperdício.

Na prática, esse novo cliente espera que o Corte Certo salve dinheiro que ia ser jogado fora, na forma de desperdícios de matéria-prima e de tempo. 

E não se decepciona com isso. 

Mas, se esse cliente for mais observador, vai começar a ter surpresas. Ótimas surpresas!

São surpresas comuns aos softwares em geral, como precisão, velocidade, organização, histórico, maior previsibilidade.

Em última análise, o Corte Certo contribui também de forma decisiva para mudanças positivas na cultura corporativa.

Poder oferecer preços mais baixos pelos produtos, aumentando a competitividade da empresa, ou aumentar a previsão de lucros já era de se esperar.

Mas isso pode ir além.

Praticamente, sem que percebam, funcionários de várias áreas começarão a entrar entusiasticamente em uma revolução que vai alterar positivamente toda a sua cultura corporativa.

Se antes os planos de corte feitos a mão eram simplesmente amassados e jogados no lixo, após o uso, agora eles serão arquivados, com seus dados estatísticos.

E sempre haverá alguém, agora com mais sobra de tempo, que terá curiosidade de analisar esses dados históricos.

Poderá então descobrir quantidades de pó de serra (no caso da indústria moveleira) gerada mensalmente. E poderá pensar em utilidades para isso, ou mesmo se as formas de proteção existentes na indústria são suficientes.

Poderá pensar nas vantagens de adiantar o corte de determinadas peças de uso regular.

Poderá antecipar decisões.

Os espaços de estoque ficarão mais vazios de chapas e de retalhos. Materiais de descarte ecológico poderão ser mais bem controlados.

A própria padronização da documentação inspirará a padronização de processos.

 Na verdade, o simples fato de o Corte Certo ser um software, por si só já sugere mais organização, mais transparência nas informações (que resultam em decisões mais seguras e rápidas), maior controle dos processos, prazos de entrega mais factíveis, maior velocidade para os serviços. 

É todo um conjunto de benefícios que influencia positivamente, em primeiro lugar os funcionários, no sentido da limpeza, da organização e na busca de novas soluções. Os clientes certamente saberão reconhecer essas diferenças na comparação com concorrentes.

Note como o Corte Certo, mesmo não se incluindo nas categorias de “gestão” ou de “projeto”, pode contribuir decisivamente na eficiência dessas soluções informáticas, especialmente quando integrado a elas.
Para aproveitar todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer, teste grátis o Corte Certo!

Categorias: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *