Movelaria

Como reduzir custo na indústria moveleira com um software

Como-reduzir-custo-na-industria-moveleira-com-um-software

Saber como reduzir custo na indústria moveleira é essencial para o sucesso do negócio. Além de ajudar a superar os desafios do setor, a diminuição dos gastos ajuda a aumentar a lucratividade e otimiza a gestão financeira.

Entre as formas de alcançar esse resultado, o uso de tecnologia se destaca. Com um bom software é possível driblar os principais obstáculos e alcançar uma performance mais satisfatória.

Neste artigo, você entenderá como reduzir custo na indústria moveleira com ajuda de um software, como o Corte Certo. Confira!

Problemas e desafios comuns no setor moveleiro 

Assim como acontece com outras áreas da economia, a indústria moveleira no Brasil tem desafios particulares. Uma das principais questões tem a ver com os custos operacionais envolvidos no negócio.

Há gastos diversos com chapas de materiais, essenciais para a fabricação de peças. Elas envolvem desde o custo atrelado do material até o uso de energia elétrica ou o custo de transporte e armazenamento, por exemplo.

Também há problemas em relação ao nível de eficiência da indústria. Uma dessas questões é a falta de mão de obra qualificada, interferindo na produtividade e na capacidade de entrega.

Outro aspecto a considerar sobre essa questão é referente a adesão de tecnologia e ferramentas que auxiliem a produção. Muitas indústrias ainda não utilizam as inovações tecnológicas como base para alcançar objetivos e sobre como reduzir custo na indústria moveleira.

Implementando práticas sustentáveis através do software

A sustentabilidade é um ponto que merece muita atenção — e esse é um desafio que não se limita ao setor moveleiro. De modo geral, a sociedade está cada vez mais preocupada com a ação sustentável das empresas e indústrias, buscando um desenvolvimento mais estruturado.

Para reduzir o impacto ambiental, a indústria pode recorrer ao uso do software. Como referência, usarei a indústria moveleira e o uso de materiais como as chapas de madeira.

Quanto maior for o desperdício de materiais, maior o consumo e a exploração de recursos naturais. Por conta disso, ter um software que otimize os cálculos de planos de corte é essencial para evitar perdas de chapas e contribuir com um melhor aproveitamento dos materiais.

Em última análise, essa é uma forma de reduzir o impacto ambiental. No geral, vale considerar que o uso de um software, auxiliará a sustentabilidade de diversas maneiras, como:

  • Redução do desperdício de chapas;
  • Estímulo ao consumo mais estratégico;
  • Diminuição dos gastos;
  • Diminuição na exploração de recursos naturais.

Como evitar os principais gastos da indústria?

Então, como reduzir custo na indústria moveleira? Entenda, os gastos operacionais estão entre os principais gastos da indústria. No caso do setor moveleiro, as despesas variam com o tamanho da empresa, o escopo de produção e as práticas de gestão.

Por isso, a redução das despesas depende, primeiramente, da identificação dos custos e dos gatilhos. A partir disso, é possível fazer as mudanças necessárias para gerar maior economia para a empresa, sem comprometer a produção.

Veja o que precisa fazer para responder a pergunta: “como reduzir custo na indústria moveleira?”, com destaque para o segmento moveleiro:

Chapas de materiais

Como citado anteriormente, uma parcela significativa dos gastos de uma indústria se refere à aquisição de chapas. O gasto mais elevado de materiais, não apenas gera mais custos por demandar compras maiores, como também é preciso ter cada vez mais armazenamento, o que também interfere nos gastos.

No caso da indústria moveleira, em especial, ocorre a aquisição de diversos materiais, como:

  • Chapas de Medium Density Fiberboard (MDF);
  • Madeira;
  • Metais;
  • Vidro;
  • Resinas plásticas.

Reforçando, a aquisição eficiente de matéria-prima é essencial na manutenção de custos com visão competitiva.

Porque, se você conta com uma aquisição de materiais mais sustentável, o software CC será seu grande aliado. Ele se destaca por otimizar cálculos de planos de corte, sugerindo planos que aumentam o aproveitamento dos materiais, reduzindo o desperdício, e armazena os retalhos para uso em projetos futuros..

Com essas informações, e adquirindo materiais com maior precisão, você estará um passo mais perto de uma redução de custo significativa, evitando o excesso de estoque, melhorando o armazenamento e permitindo que sua empresa tenha mais equilíbrio.

Mão de obra 

Outro custo expressivo na indústria, em especial na moveleira, é a mão de obra. Além do salário, dos benefícios e dos encargos sociais, há os custos relacionados aos treinamentos.

Para quem visa mais economia, é essencial ter ferramentas e recursos que ajudem nessa tarefa de forma simples. E aqui, reforço outra vantagem do Corte Certo: o uso fácil e intuitivo do software.

Energia e utilidades

Pensando na operação, é essencial considerar os gastos relacionados à operação de máquinas, equipamentos e iluminação. Há consumo de energia elétrica e, em muitos casos, com água, gás e outros serviços essenciais.

Para a indústria moveleira, uma das formas de reduzir os custos é otimizando o processo de cortes de materiais. Nesse caso, o software CC é essencial, já que ele torna os cortes mais “claros” na visão do colaborador, incluindo até a sequência de cortes.

O uso do Corte Certo também ajuda a evitar a realização de retrabalhos, pois organiza o cálculo de plano de corte em diferentes modelos para o usuário escolher, e editar caso ache melhor. Assim, é possível otimizar os gastos gradualmente.

Equipamentos e manutenção 

Na indústria moveleira, destacam-se equipamentos de valor considerável como seccionadoras e esquadrejadoras. Fora o custo de aquisição, há gastos associados à manutenção dos equipamentos. A manutenção corretiva costuma ser a mais cara, por normalmente envolver paradas produtivas e ainda exigir substituições. Já a manutenção preventiva é mais barata e pode aumentar a vida útil dos equipamentos.

O fato é que para reduzir os gastos com os reparos e com a substituição dos equipamentos é fundamental ter um time capacitado, processos bem definidos e um bom planejamento. Outra dica, é realizar manutenções preditivas no equipamento, visando evitar futuros problemas.

Com equipamentos de qualidade e um plano de manutenção associados a esses elementos, fica ainda mais fácil economizar.

Tecnologia e softwares

Como você viu, adotar tecnologia na indústria é essencial para diminuir os custos produtivos e outros gastos da operação. No entanto, é comum haver custos com a implementação e manutenção de tecnologias como softwares de gestão e de plano de corte.

Nesse sentido, o Corte Certo também se destaca por ser um software extremamente prático. Seu uso é descomplicado e ele apresenta diferentes planos para atender a necessidade do usuário. Ainda, é possível integrá-lo a outros sistemas e máquinas de corte, garantindo mais coerência entre etapas.

Logística e distribuição

Uma parcela importante dos gastos da indústria tem a ver com a logística e distribuição de materiais e produtos. Isso envolve, por exemplo, a movimentação das chapas que irão alimentar a produção. Além da necessidade de armazenar tanto os insumos quanto os itens oriundos da produção.

Para otimizar os gastos, é preciso pensar desde a compra de materiais para gerenciar o estoque com mais facilidade.

Ainda, é preciso que o distribuidor otimize as rotas, buscando realizar entregas planejadas de modo mais eficiente. A dica é: pesquise bem os fornecedores, além do produto, analise como ele faz suas entregas.

Marketing e vendas

Para ter mais competitividade e se consolidar no mercado, também é essencial definir e implementar boas estratégias de marketing e vendas. As ações precisam ser coesas para serem eficientes, gerando resultados positivos para o negócio.

Nesse contexto, evitar custos não significa deixar de investir em marketing e vendas. Na verdade, o foco deve estar em adotar as melhores práticas para o setor e para o negócio, tendo mais eficiência na conquista de resultados.

Uma das principais soluções é procurar especialistas no tema. Ao contratar uma agência de marketing, por exemplo, é possível ter uma equipe para cuidar dessa questão, evitando um investimento mal planejado e que não gera os efeitos esperados.

Inovação

A manutenção da relevância e da competitividade da indústria envolve outros aspectos relacionados à inovação. É preciso, por exemplo, investir em pesquisa e desenvolvimento — tanto de novos designs como da atualização das linhas atuais.

Isso gera despesas associadas à criatividade, prototipagem, testes e ajustes, até que ocorra o efetivo lançamento. Por conta disso, novamente é preciso ter um time capacitado para cuidar dessa questão.

Dessa forma, os esforços feitos nas etapas de fabricação serão especialmente vantajosos. Afinal, não adianta otimizar os planos de corte se eles são de peças desatualizadas ou que não têm a ver com o público de interesse.

O software da Corte Certo fica em constante evolução, o time de desenvolvimento está sempre em busca de otimizar o funcionamento para otimizar o seu uso!

Como reduzir custo na indústria moveleira com o Corte Certo? 

Considerando os diversos gastos envolvidos no segmento, é essencial saber como reduzir custo na indústria moveleira. Uma das formas de fazer isso é com o Corte Certo, e ao longo do texto dei alguns exemplos de como fazer isso.

Esse é um premiado software, utilizado por gigantes do mercado moveleiro, e não apenas no Brasil. Isso se deve, em parte, à experiência de 25 anos, e aos resultados que ele entrega às empresas.

Por meio da inovação, portanto, há como se posicionar e se destacar dos concorrentes. A indústria então passa a atuar de forma mais consolidada e em busca de um crescimento sustentável.

Uma indústria mais rentável

Com essas dicas, fica mais fácil saber como reduzir custo na indústria moveleira e que o Corte Certo é um aliado para otimização. O uso da tecnologia é relevante para quem busca uma inovação que ajuda a economizar e até a gerar mais valor para o mercado.

Quer aproveitar o que o melhor software brasileiro de plano de corte tem a oferecer? Teste gratuitamente o Corte Certo!

Categorias: Movelaria

2 comentários sobre Como reduzir custo na indústria moveleira com um software"