Plano de corte

Um programa para fazer plano de corte substituí o manual?

Colaborador de movelaria fazendo riscos na madeira ao invés de optar por um programa para fazer plano de corte

Elaborar planos de corte eficientes é essencial para o sucesso da indústria moveleira. Afinal, é com esses mapas que são criadas as peças utilizadas em diversas etapas posteriores. Para otimizar esses cálculos, uma solução eficaz é utilizar um programa para fazer plano de corte especializado.

Essa tecnologia representa uma das principais inovações do setor, incorporando avanços tecnológicos ao cotidiano da indústria moveleira. Com esse software, os benefícios incluem a redução do desperdício de materiais e a economia geral no processo.

Entretanto, uma dúvida comum surge: será que um programa para fazer plano de corte substitui o trabalho manual? Continue a leitura para entender em detalhes!

Plano de corte manual ou com um software? Entenda as principais diferenças!

Calcular um plano de corte manualmente é bem diferente de fazê-lo com a ajuda de um software. Além de as etapas do processo serem distintas, os resultados também podem variar significativamente.

Entenda quais são as principais diferenças entre ter ou não um programa para fazer plano de corte e ajudar nessa etapa!

Cálculos otimizados

Criar um plano de corte manualmente pode levar a erros humanos, que são mais comuns dependendo da habilidade e experiência do operador. 

Esses erros podem resultar em cortes imprecisos e um cálculo lento e trabalhoso, especialmente quando envolve muitas peças. Na prática, isso leva à perda de tempo e produtividade.

Com um software, é possível calcular o plano de corte rapidamente e com maior aproveitamento do material. A ferramenta elimina a necessidade de dedicar mais tempo ao desenvolvimento para evitar erros — mesmo com um grande volume de peças e cálculos.

Um programa para fazer plano de corte, portanto, permite obter cálculos otimizados com maior confiabilidade em menos tempo.

Organização de múltiplos materiais

Outra diferença significativa entre o uso de um programa para fazer plano de corte e a realização manual está na variedade de materiais. Cada matéria-prima tem necessidades específicas quanto ao corte, o que pode apresentar demandas distintas para a distribuição das peças no plano de corte.

Por exemplo, madeira exige atenção aos veios e grãos, enquanto o vidro, com características diferentes de espessura e resistência, demanda outra abordagem. 

Com um programa para fazer plano de corte, é mais fácil organizar e lidar com diferentes materiais sem perder eficiência, algo especialmente necessário na indústria moveleira devido ao uso diversificado de materiais.

Seu negócio mais sustentável

Quando usado adequadamente, um software para planos de corte pode ajudar a ampliar a sustentabilidade do negócio. Isso ocorre porque a ferramenta atua principalmente para reduzir desperdícios e favorecer a reutilização de materiais. 

Uma das formas de fazer isso é criando peças extras que serão usadas em outros projetos. Com a devida identificação, é possível garantir que essas peças sejam armazenadas e utilizadas no momento adequado.

Aproveitamento de chapa

A sustentabilidade também se refere ao melhor aproveitamento da chapa de madeira ou outro material. Planos de corte manuais têm mais chances de erros e menos praticidade, não sendo ideais para evitar ou gerenciar sobras. 

O sistema automatizado oferece uma visão ampla sobre eventuais sobras, com alguns sistemas até mantendo registros do material restante e sugerindo seu uso em novos projetos. 

Isso significa que, com um programa para fazer plano de corte, é possível utilizar peças cortadas em projetos anteriores, maximizando o uso de material.

Leia também: Indústria moveleira: 8 estratégias para reduzir desperdício 

Revisões

Qualquer revisão adicional em planos de corte manuais tende a aumentar o tempo para o início do projeto, já que é necessário aguardar a conclusão do mapa para começar a realizar os cortes. 

Nos planos feitos com software, a situação é diferente. A localização e a edição dos planos de corte são especialmente fáceis, podendo ocorrer em minutos. Como consequência, há mais agilidade para iniciar o processo de criação das peças.

Custos envolvidos

Inicialmente, pode parecer que o custo de um colaborador realizar o plano de corte manual é mais baixo. No entanto, é preciso considerar todos os outros gastos associados, como desperdício de material, retrabalho e tempo extra.

Já um programa para fazer plano de corte pode ter um investimento inicial um pouco mais alto, como o custo mensal e o treinamento inicial. No entanto, essa é uma alternativa que tende a se pagar ao longo do tempo.

Afinal, o software promove economia de tempo e material, além de aumentar a agilidade para criar esse mapa de corte. Como consequência, a economia gerada por ele tende a se acumular ao longo do tempo, diminuindo os custos associados à tarefa.

Relatórios e análises

Com a elaboração de planos de corte manuais, a geração de relatórios é mais limitada e demorada. Avaliar o aproveitamento geral da chapa ou analisar a evolução da disposição das peças se acaba sendo uma tarefa mais difícil.

Por outro lado, usar um programa para fazer plano de corte permite obter esses dados com mais facilidade e precisão. Assim, é possível fazer análises de eficiência e custo de modo mais simples.

No geral, as informações que podem ser obtidas ao utilizar um software de plano de corte são essenciais para gerar uma visão mais clara e transparente. Mesmo sem relatórios propriamente ditos, há como coletar e analisar os dados, o que ajuda na tomada de decisão embasada.

O software vai substituir o trabalho manual?

Diretamente, não. Embora existam muitas vantagens em utilizar um programa para fazer planos de corte, a tecnologia não substituirá completamente o trabalho manual. 

O software simplifica e agiliza muitos processos, melhorando os resultados e gerando economia. No entanto, nem sempre o método com melhor aproveitamento de chapa é o ideal para um projeto específico.

Mesmo que isso signifique utilizar mais material ou não aproveitar ao máximo a chapa, pode ser interessante contar com outra disposição no mapa de corte das peças. 

Por isso, é essencial combinar a experiência de um profissional com um software que facilite a edição final do plano de corte. Dessa forma, é possível criar um plano eficiente que atenda às demandas específicas do projeto.

Integrando o software à produção moveleira

Para explorar todo o potencial de um programa para fazer plano de corte, é interessante compreender como integrar essa ferramenta à produção de móveis.

Um dos pontos principais é garantir que o programa possa se integrar com outras ferramentas e sistemas industriais já utilizados. Ao escolher um software de otimização do plano de corte que se conecte ao sistema de gestão (ERP), por exemplo, é possível trocar informações relevantes.

O mesmo vale para integrar esse programa de cálculo de corte a um gestor de estoque, o que permite acompanhar melhor o armazenamento de materiais disponíveis e de peças já cortadas para outros projetos.

Também vale notar que existem softwares que pode ser integrados com máquinas CNC (Computer Numerical Control). Esses são equipamentos de corte automatizados que podem executar os planos de corte sem grandes interferências humanas.

Ainda, é indispensável contar com um programa para planos de corte intuitivo e fácil de usar. Isso diminuirá eventuais barreiras para a adoção da ferramenta no cotidiano industrial, aumentando as chances de ela ser integrada ao cotidiano dos colaboradores.

O futuro da movelaria nos softwares!

A chegada de um programa para fazer planos de corte não significa a despedida de colaboradores experientes e valiosos. Pelo contrário, a ferramenta serve para aprimorar o trabalho dos profissionais, permitindo que eles se concentrem em processos mais estratégicos e que agreguem mais valor.

O ideal é contar com um software de otimização de planos de corte que seja completo, fácil de usar e que se integre a outros sistemas. 

O Corte Certo é um sistema que está há quase 30 anos no mercado, proporcionando praticidade e agilidade no cálculo de planos de corte de chapas, não apenas na indústria moveleira. Comece seu teste grátis do Corte Certo e veja os benefícios do software que já foi eleito entre os melhores do setor de fabricação de móveis!

Categorias: Plano de corte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *