Controlar e otimizar os custos da produção moveleira é essencial para a indústria ser competitiva e bem-sucedida. Nesse sentido, o plano de corte é um dos elementos mais importantes. “Mas como ele afeta o custo do meu móvel de madeira?”, você se pergunta.
A verdade é que ter um mapeamento do corte otimizado para definir como as peças devem ser cortadas gera impactos muito positivos em toda a produção. Para tanto, você deve contar com ferramentas que ajudem a alcançar esse resultado, tal como um software de otimização de plano de corte.
Na sequência, você entenderá como e por que otimizar o plano de corte do móvel de madeira para reduzir os custos gerais!
Plano de corte: o que é e como calcular?
O plano de corte funciona como um mapa que indica como as peças devem ser cortadas em um determinado material. No caso da indústria moveleira, ele serve para definir como as chapas devem ser cortadas para criar as peças usadas na estrutura, nas portas ou gavetas, por exemplo.
Um dos objetivos desse plano é garantir que a chapa tenha o máximo de aproveitamento possível, garantindo o melhor aproveitamento do material e minimizando o desperdício.
Por causa disso, o cálculo correto do plano de corte é essencial. Somente com ele é possível garantir a disposição ideal das peças, considerando seus tamanhos, geometria e quantidades.
Por que trocar o plano manual?
Na hora de criar um plano de corte, o cálculo manual não é a única possibilidade. Em vez disso, é especialmente vantajoso contar com um software específico para otimizar o cálculo do corte de chapas.
Com essa ferramenta, você tem a ajuda de um algoritmo avançado que avalia as características das peças que precisam ser cortadas e indica como elas devem ser dispostas na chapa. Assim, é possível garantir uma distribuição otimizada das peças sobre a chapa, com mais aproveitamento do material.
Outro motivo para recorrer a um software para otimizar o cálculo do plano de corte é a redução de erros humanos. Isso também diminui o desperdício e torna mais ágil o processo de criação desse mapa para orientar os cortes.
Leia também: Por que assinar um software para plano de corte de chapas?
Quais os impactos na fabricação do meu móvel de madeira?
“E como essa otimização afeta o custo do meu móvel de madeira?”. A seguir, veja quais são os principais benefícios na fabricação de móveis de madeira com o uso de planos de corte otimizados.
Organização visual das texturas
Ao utilizar madeira e MDF para criar peças de mobiliário, é comum que o material tenha textura, como na forma de veios. Uma das preocupações deve ser o alinhamento das texturas para manter a identidade visual do móvel.
Nesse sentido, a otimização do plano de corte ajuda a garantir que essa textura esteja devidamente organizada. Essa é uma forma de evitar que as gavetas tenham os veios na horizontal e a lateral fique com a textura na vertical, por exemplo.
Ao planejar exatamente como as peças devem ser dispostas no material, é possível garantir a continuidade das texturas. O resultado é que o móvel se torna mais harmônico e bonito, atendendo melhor às expectativas dos clientes.
Economia financeira
Outro ponto essencial é que a fabricação de móveis de madeira se torna mais barata graças à otimização do plano de corte. Com um cálculo que leva ao melhor aproveitamento de chapas, há menos desperdício de material.
Ainda, cada chapa dá origem a um número maior de peças do que faria sem o cálculo otimizado. Sendo assim, é preciso comprar menos material, diminuindo os custos operacionais.
Melhor aproveitamento de tempo
Otimizar o plano de corte com a ajuda de um software também é benéfico do ponto de vista da economia de tempo que essa decisão gera. Na prática, os colaboradores gastarão menos tempo criando esse mapa, podendo focar em outras atividades estratégicas.
Como o plano fica rápido em menos tempo, o corte das chapas também pode começar um pouco antes. Afinal, não é preciso esperar o mesmo que seria necessário caso o cálculo fosse feito manualmente.
No geral, essa é uma forma de agilizar todo o processo de corte, já que o planejamento é a etapa inicial. Ainda, é possível diminuir os erros, o que poderia atrasar a entrega final.
O principal impacto no custo: economia!
Ao responder “como o plano de corte impacta a produção do meu móvel de madeira?”, você notará que a otimização dele é essencial para gerar economia em todo o processo.
Com menos erros, há menores chances de retrabalho. Desse modo, não é preciso gastar tempo ou materiais refazendo peças que já poderiam estar prontas para a montagem ou finalização.
Também há uma diminuição na hora-trabalho exigida em cada projeto. O cálculo manual demanda bastante tempo, especialmente em móveis complexos. Com o uso de um software, como o da Corte Certo, é possível reduzir consideravelmente esse tempo. Assim, os profissionais podem focar em questões mais estratégicas e que agregam mais valor.
Como o aproveitamento de chapas é otimizado, passa a haver economia na compra de chapas para manter o estoque. Se antes era preciso manter um determinado número de chapas armazenadas, com a otimização do plano de corte é possível reduzir essa necessidade ou adiar a realização de novas compras.
Como consequência, é preciso gastar menos com o armazenamento, além de imobilizar menos capital na compra de materiais. Toda essa economia tende a ser benéfica para a gestão financeira do negócio, melhorando o fluxo de caixa, ampliando a lucratividade e elevando a competitividade.
Leve a inovação para a sua gestão!
Quando você se perguntar “qual a relação entre o plano de corte e a fabricação do meu móvel de madeira?”, saiba que a redução de custos em várias frentes é um dos principais benefícios. Assim, será possível otimizar a produção e conquistar mais resultados de acordo com a sua estratégia de negócios.
Para se manter atualizado, acompanhe o conteúdo de uma equipe eleita diversas vezes como uma das melhores do setor de softwares para movelaria.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro das dicas e novidades sobre o setor!
Categorias: Movelaria